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Segurança dos Alimentos: Como Transformar o Seu Estabelecimento numa Marca de Confiança

Quando se trata de comer fora, a segurança dos alimentos é um requisito imprescindível para os  consumidores. Os consumidores querem ter certeza de que os alimentos que estão a ser servidos são seguros para consumo e não colocam em risco a sua saúde. Quando os  consumidores visitam um restaurante, eles esperam comer uma refeição deliciosa e de  qualidade, mas esperam acima de tudo que os alimentos sejam seguros. 

Com o setor alimentar mais competitivo do que nunca, uma forte liderança em segurança dos  alimentos pode tornar-se um poderoso diferenciador da marca do seu restaurante. No entanto,  para transformar com sucesso as práticas de segurança dos alimentos e de defesa alimentar em  propostas de valor, as empresas voltadas para o consumidor devem aproveitar estrategicamente  a transparência e elevar as suas práticas de segurança dos alimentos em toda a cadeia de  abastecimento. 

A marca de um restaurante é a sua identidade, é a maneira como um restaurante é percecionado pelo público e como este se diferencia dos seus concorrentes. A marca envolve tudo o que um  restaurante faz para construir e manter a sua imagem e reputação. Isto inclui o design do  logotipo, a decoração do restaurante, a qualidade do atendimento ao cliente e a forma como os  alimentos são preparados e apresentados. Uma marca forte pode transmitir confiança e  qualidade do restaurante, sendo que é fundamentar inclui aqui a segurança dos alimentos que  serve aos seus clientes. 

A segurança dos alimentos é uma parte crítica da marca de um restaurante. Os consumidores  esperam que o restaurante esteja comprometido em fornecer alimentos seguros e de qualidade,  o que inclui a forma como os alimentos são armazenados, preparados e servidos aos clientes. A  higiene pessoal dos funcionários e a limpeza do ambiente é fundamental para a segurança dos  alimentos processados. Um restaurante que assume um compromisso com a segurança dos  alimentos deve estar disposto a implementar medidas rigorosas para garantir a segurança dos  alimentos servidos aos seus clientes. 

👉A importância da liderança em segurança dos alimentos 

Todos os anos, em todo o mundo, alimentos não seguros causam 600 milhões de casos de doenças de origem alimentar e 420 000 mortes. Sabe-se também que 30% das mortes ocorrem  em crianças com idade inferior a 5 anos. Estima-se igualmente que, a cada ano e em todo o 

mundo, 33 milhões de anos de vidas saudáveis sejam perdidos devido à ingestão de alimentos  inseguros. Crê-se ainda que estes números sejam provavelmente uma subestimação. 

As doenças transmitidas pelos alimentos são evitáveis, sendo que a OMS (Organização Mundial  de Saúde) tem um papel fundamental no âmbito da criação de ações coordenadas entre vários setores, a fim de construir sistemas nacionais de segurança dos alimentos fortes e resilientes e  fornecer aos consumidores ferramentas para fazerem escolhas alimentares seguras. A  segurança dos alimentos ainda recebe pouco foco das forças políticas, especialmente nos países  em desenvolvimento e, por isso é essencial dispor de dados fiáveis sobre o fardo nacional real  das doenças transmitidas pelos alimentos para chamar a atenção das comunidades e mobilizar  as forças políticas e os recursos para combater as doenças transmitidas pelos alimentos. 

👉Construir uma marca forte em relação à segurança dos alimentos 

Embora possa estar familiarizado com as suas práticas de segurança dos alimentos, transformá las num diferencial da marca significa compreender o consumidor final mais profundamente do  que nunca. Pergunte a si mesmo se eles estão familiarizados com os regulamentos e a  terminologia de segurança dos alimentos. Com quais aspetos da segurança dos alimentos eles  mais se preocupam? O que eles gostariam de ver no seu estabelecimento?  

Para que um restaurante possa construir uma marca forte em relação à segurança dos alimentos,  é necessário seguir algumas práticas básicas, por isso deixamos-lhe cinco dicas que deve aplicar  para desenvolver o potencial da sua marca.  

  1. Formação: É essencial que a equipa do restaurante possua conhecimentos práticos de  segurança dos alimentos. O que inclui a manipulação correta de alimentos, armazenamento  adequado e práticas de limpeza e higiene, entre outros. Para além disso a capacitação dos seus  clientes, no âmbito da segurança dos alimentos torna-os seus aliados. Uma comunicação clara e  consistente com os clientes pode ser um ótimo reforço da sua marca. Faça com que a sua marca  se posicione como a fonte de referência para informações que se prendem com a qualidade e  segurança dos alimentos. 
  2. Ingredientes de qualidade: A qualidade dos ingredientes utilizados na preparação dos pratos  é fundamental. Restaurantes que se preocupam em comprar alimentos frescos e de alta  qualidade têm mais hipótese de transmitir segurança aos seus clientes. Aqui pode utilizar  materiais promocionais que enfatizam a segurança dos alimentos, como menus com informações sobre os ingredientes utilizados e os cuidados tomados na preparação dos pratos,  alergénios, entre outros. 
  3. Controlo de qualidade: Um bom controlo de qualidade é importante para garantir que os  alimentos sejam seguros para o consumo. Isso inclui a verificação da temperatura dos alimentos,  o armazenamento adequado e a inspeção regular dos ingredientes que recebe e utiliza no seu  estabelecimento. 
  4. Transparência: Restaurantes que são transparentes em relação à segurança dos alimentos  tendem a ser mais confiáveis para os clientes. Isto inclui a divulgação de informações sobre os  fornecedores, as práticas de segurança e as medidas tomadas para garantir a segurança dos  alimentos. Mostrar aos clientes os processos do prado ao prato é uma forma poderosa de  demonstrar a sua dedicação à segurança dos alimentos. Utilize vários canais para comunicar o  seu compromisso com a segurança dos alimentos. Alguns consumidores obtêm informações nas  redes sociais, enquanto outros contam com informações afixadas no estabelecimento ou  campanhas por e-mail. Pesquise como os seus clientes aprendem e avaliam a segurança dos  alimentos e, em seguida, certifique-se de usar os canais certos para alcançá-los. 
  5. História da sua marca: Um dos ativos mais valiosos da sua empresa é a sua história, que conta  aos seus clientes a razão pela qual faz o que faz. Embora muitas empresas possam contar  histórias de inovação e invenção, desenvolver e incorporar uma narrativa em torno da segurança  dos alimentos pode ajudá-lo a destacar-se. 

Ao seguir estas práticas, um restaurante pode construir uma marca forte em relação à segurança  dos alimentos.  

A segurança dos alimentos é fundamental para a reputação de um restaurante. Ao construir uma  marca forte em relação à segurança dos alimentos, um restaurante pode transmitir confiança e  tranquilidade aos seus clientes. Os consumidores de hoje exigem produtos mais saudáveis e de  maior qualidade, mas acima de tudo mais seguros. Não é de surpreender que as empresas  voltadas para o consumidor que implementam estratégias de transparência na sua marca e  marketing sejam as mais preparadas para construir uma relação de confiança, mas também o  valor e a reputação da marca, o que pode traduzir-se numa maior quota de mercado a longo  prazo. No entanto, para colher estes benefícios, o primeiro passo é tornar a sua cultura e  processos de segurança dos alimentos eficazes. 

👉 Sobre a SARA HACCP

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A SARA HACCP é uma ferramenta tecnológica que pretende ajudar as empresas do setor alimentar a desmaterializar os processos e registos do HACCP.

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