A 7 de junho celebra-se o Dia Mundial da Segurança Alimentar e para nos explicar mais sobre este tema tão importante para a restauração, conversámos com Ângela Leal, da SARA HACCP. Fique a saber a importância e como garantir a segurança alimentar no seu estabelecimento.
👉Cada vez mais se fala neste tema, mas se pudesse resumir em algumas palavras o que é a Segurança Alimentar?
Quando nos referimos a este tema, pretendemos falar sobre as práticas que garantem que os alimentos sejam manuseados, preparados e armazenados de maneira a prevenir contaminações e doenças transmitidas por alimentos, e isto é Segurança dos Alimentos. No entanto, é importante referir que Segurança Alimentar (Food Security) é um tema muito mais abrangente que a Segurança dos Alimentos (Food Safety).
Quando falamos em Segurança Alimentar referimo-nos a políticas públicas que têm como objetivo garantir o acesso a alimentos que permitem uma vida saudável e ativa a todas as pessoas, em todas as épocas e no mundo todo.
A segurança alimentar aborda a questão do acesso e disponibilidade de alimentos suficientes e nutritivos para todos e a segurança dos alimentos foca-se na prevenção de doenças e contaminações associadas ao consumo desses alimentos.
👉Porque é importante que os restaurantes/cafés/bares/hóteis tenham presente a noção de Segurança dos Alimentos e tenham práticas para a manter?
Em três simples pontos podemos referir porque é fundamental que as empresas do sector alimentar apresentem práticas que garantam a segurança dos alimentos:
- Proteção da Saúde: Com o objetivo de prevenir surtos de doenças transmitidas por alimentos que podem afetar gravemente a saúde dos seus clientes.
- Confiança do Cliente: As empresas que garantem a segurança dos alimentos ganham a confiança dos consumidores, uma vez que aumentam a fidelidade e mantém a sua reputação positiva.
- Conformidade Legal: As empresas evitam coimas e o encerramento por incumprimento dos regulamentos sanitários.
Vejamos um caso que ocorreu no passado mês de maio em que nove pessoas foram hospitalizadas após intoxicação alimentar num hotel e que para o local foram destacados 29 operacionais, apoiados por 16 viaturas, entre elementos dos bombeiros, INEM e GNR. Os três pontos que referi foram completamente abalados, porque o estabelecimento negligenciou a segurança dos alimentos, provocando um surto de origem alimentar que destruiu a sua reputação e evidenciou o incumprimento dos regulamentos sanitários.
👉Quais são os principais riscos à Segurança dos Alimentos deste tipo de estabelecimentos?
Neste tipo de estabelecimentos, podemos agrupar os principais riscos em cinco categorias:
- Fornecedores Não Confiáveis: Receção de alimentos provenientes de fornecedores com práticas deficientes de segurança dos alimentos.
- Armazenamento Inadequado: Armazenagem a temperaturas inadequadas ou em condições impróprias, provocando o crescimento de microrganismos nocivos.
- Higiene Pessoal Insuficiente: Práticas inadequadas de higiene por parte dos manipuladores, como lavar as mãos corretamente.
- Equipamentos e Utensílios Contaminados: Utilização de equipamentos ou superfícies com higiene deficiente.
- Contaminação Cruzada: Transferência de microrganismos nocivos de um alimento para outro, especialmente entre alimentos crus e cozidos.
👉 Porque é que a SARA HACCP é a aliada perfeita para garantir a Segurança dos Alimentos destes espaços?
A SARA é uma ferramenta que dá apoio a estes estabelecimentos na implementação dos procedimentos que garantem a segurança dos alimentos. Permitindo a redução do papel e consumíveis utilizados pelos estabelecimentos e a utilização de qualquer hardware com acesso à internet para aceder à ferramenta, sem obrigar a uma instalação num equipamento dedicado. Assim os estabelecimentos conseguem organizar todo o sistema documental, poupam muito tempo nas tarefas administrativas e garantem a legibilidade e execução dos registos. As tarefas em falta que estão a ser acumuladas, emitem alertas e é como se um técnico estivesse todos os dias ao pé dos responsáveis pelos registos, além disso os registos são autoexplicativos o que ajuda a perceber se o que se está a ser preenchido está dentro do que é previsto preencher.
👉 Pode dar-nos 3 Dicas importantes que ajudam a garantir a Segurança dos Alimentos nas cozinhas domésticas?
As três dicas cruciais são 3C’s – Clean, Chill e Cooking:
- Higiene Rigorosa: Lavar sempre as mãos antes de manipular alimentos e manter as superfícies e utensílios de cozinha limpos.
- Armazenamento Adequado: Manter os alimentos perecíveis refrigerados e cumprir as datas de validade. O frigorifico deve estar a uma temperatura entre 0ºC e 4°C e o congelador a -18°C ou menos.
- Cozimento Correto: Cozinhar os alimentos a temperaturas seguras para destruir os microrganismos nocivos, atingindo temperaturas superiores a 75°C.
👉 Sobre a SARA HACCP
A SARA HACCP é uma ferramenta tecnológica que pretende ajudar as empresas do setor alimentar a desmaterializar os processos e registos do HACCP.
👉Para uma demonstração da SARA HACCP aceda aqui.
👉Veja mais artigos como este aqui.