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2025: Como criar um menu irresistível que aumenta a sua clientela?

“Sou o Massimo Bottura. Fecho os olhos e quero perceber onde estou. Cozinhar é sobre emoção, cultura, amor e memória”

A frase é do famoso chef italiano Massimo Bottura, dono da Osteria Francescana, um restaurante com três estrelas Michelin situado em Modena, na Itália. 

A frase não é sobre ter três estrelas Michelin, mas sobre o ato de cozinhar e a paixão de um chef pela sua arte.

A cozinha é o coração do restaurante e o menu é uma das suas principais expressões.

Como criar um Menu para conseguir atrair mais clientes?

O menu como expressão da identidade do restaurante

Quando se pensa em criar um menu, deve começar por pensar-se o que é que queremos refletir nesse menu: o caráter do restaurante, a singularidade do chef, o conceito do espaço, a identidade visual e, no fundo, aquilo que acreditamos ser a nossa ideia de restaurante.

Em função disso, a sua apresentação deve ser claramente valorizada, quer seja em suporte físico quer seja em digital.

Criatividade e consistência: o equilíbrio ideal para o menu

Criar um menu abre portas à criatividade, que deve ser balanceada com algum pragmatismo, sendo importante que haja coerência na variedade de pratos que se apresentam. 

Mesmo que se queira ter várias opções para acomodar um público diversificado, convém que estas sejam alinhadas por um conceito comum. 

Por exemplo, pode ter carne, peixe, pratos vegetarianos ou veganos, marisco, mas apresentar essas opções numa linha comum pode ser mais cativante para os clientes.

A consistência evidencia-se de forma clara. 

Não só fica difícil perceber como criar um menu nessas circunstâncias, como mais difícil é perceber como essa “macedônia” pode cativar os clientes.

Variedade sim, mas com consistência.

Como harmonizar pratos e criar uma experiência única

Mantendo a consistência, pode ser interessante harmonizar os menus com pratos que se complementam. Seguindo essa linha, como criar um menu num restaurante com influências mediterrânicas? 

Ter como entrada carpaccio de polvo com limão-siciliano, azeite e um toque de páprica defumada; prato principal robalo grelhado com crosta de ervas frescas, acompanhado de cuscuz marroquino com legumes da estação e sobremesa um gelado de iogurte grego com mel e nozes caramelizadas. 

A acompanhar, um Sauvignon Blanc seco para combinar com a leveza do prato principal.

Estas escolhas podem fazer parte das soluções para restaurantes que procuram oferecer uma experiência memorável, garantindo que cada prato complementa o outro em sabor e apresentação.

A valorização dos ingredientes locais no menu

Da mesma forma, deve valorizar-se ingredientes locais nos pratos. 

Por exemplo, se gerir um restaurante no Algarve, pode pensar em ter no menu uma dourada da Costa Vicentina grelhada com crosta de ervas frescas do mercado de Vila do Bispo, servido com purê de batata-doce de Aljezur e emulsão de azeite de oliva extra virgem produzido em olivais de São Brás de Alportel — tudo temperado com sal de Castro Marim. 

Assim dá-se ênfase à origem local dos produtos e aos ingredientes frescos, um apelo visual e sensorial importante.

Contar histórias através dos pratos

Isso permite outra possibilidade na criação de menus: contar uma história. Por exemplo, se gerir um restaurante italiano, pode ter um Tortelloni agli spinaci ripieni di pecorino di Fossa su carbonara di asparagi freschi e pancetta croccante (Tortelloni de espinafre recheados com pecorino de Fossa sobre carbonara de espargos frescos e pancetta crocante), referindo que esta “é uma receita passada durante gerações na Toscana, captando toda a essência do campo italiano.”

Como criar um menu é um mundo, deve também refletir preocupação com os clientes, através de opções vegan e sem glúten e pratos tradicionais reinventados como pratos vegetarianos. Por exemplo, uma lasanha com tofu.

Um menu elaborado desta forma pode ser a solução para conquistar clientes com pratos que vão além do esperado.

Como adaptar o menu às necessidades do cliente?

Um menu bem elaborado é meio caminho andado para aumentar a clientela. 

A variedade consistente pode também ser expressa no tamanho das doses, atendendo a públicos diversos com diferentes necessidades a cada momento — uma refeição mais leve para quem tem menos tempo, e uma menos leve para quem se pode demorar mais.

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