Durante a época festiva, os jantares de grupo tornam-se muito mais frequentes, num momento em que amigos e familiares se reúnem para celebrar esta época especial do ano.
Quer saber como se tornar um profissional na gestão de grandes grupos? Aqui está um guia que o ajudará a tirar o máximo partido destas oportunidades e a proporcionar a melhor experiência possível, desde o processo de reserva até ao serviço propriamente dito.
👉Processo de reservas
✨Abra cedo a lista de reservas
Cerca de 24% dos restaurantes já estão totalmente reservados para a época festiva antes de setembro, pelo que é melhor preparar-se para receber estas reservas o mais cedo possível, a fim de garantir uma gestão perfeita das mesas, de forma a acomodar o maior número possível de clientes e preparar o seu restaurante para lidar com este grande volume de reservas.
✨Defina as regras das reservas
Em primeiro lugar, deve decidir a dimensão dos grupos que está disposto a aceitar. Podem ser grupos mais “pequenos” ou menores, ou até permitir que todo o seu restaurante seja reservado para eventos. Certifique-se de que a sua clientela conhece as opções disponíveis, apresentando-as nas suas redes sociais e no website do seu restaurante.
Tornar as regras de reserva claras simplificará o processo tanto para si como para os seus clientes e evitará confusões de ambos os lados. Entre os aspectos importantes a definir, incluem-se a dimensão máxima do grupo/limites (se aplicável), o período de pré-aviso para cancelamentos/alterações, e a necessidade de contactos adicionais por telefone ou e-mail, dependendo da dimensão do grupo e dos requisitos especiais.
✨ Comunique aos seus clientes o que definiu
A comunicação rápida através de mensagens nas redes sociais é altamente recomendada para simplificar o contacto com os clientes que pretendem fazer alterações às reservas. O Instagram e o Facebook são particularmente bons para este efeito, uma vez que as mensagens são rápidas, fáceis e evitam mal-entendidos. Além disso, não se esqueça de ter os seus métodos de contacto tradicionais (número de telefone e e-mail) prontamente disponíveis, para os clientes menos experientes em tecnologia e para aqueles com questões mais complexas que precisam de ser resolvidas.
Agora que já tem as suas reservas organizadas, como é que prepara o seu restaurante para receber esses clientes e os seus convidados?
👉 Preparação do restaurante
✨ Planeie com tempo
Começar os preparativos com antecedência, irá ajudá-lo-á a fazer tudo sem ter de se preocupar com o temido “período de crise” à medida que as festividades se aproximam.
✨ Verifique o que já tem e o que precisa de de ter
A primeira coisa a fazer é efetuar uma verificação do inventário para garantir que tem tudo em quantidade suficiente para acomodar as suas reservas. Isto inclui o inventário de alimentos, material de cozinha, mobiliário, decoração, e até uniformes. Tudo tem de ser contabilizado e deve poder fazer as encomendas o mais cedo possível para ter em conta os prazos de entrega mais longos durante a época festiva.
✨ Decore o espaço
Ao fazer estas encomendas, deve também adquirir alguns artigos festivos para ajudar a colocar o seu espaço no espírito natalício! A iluminação e as decorações festivas ajudarão a garantir que o seu restaurante é acolhedor e adequado para que as pessoas o escolhem como destino de encontro festivo. Até mesmo a música ajuda a criar o ambiente, por isso, crie uma playlist que se adequa à atmosfera do seu espaço e que, ao mesmo tempo, adicione um pouco de alegria natalícia.
✨ Prepare e informe a sua equipa
Reuniões regulares com a equipa ajudarão a manter todos informados e preparados. Esteja preparado para responder a perguntas, receber comentários e sugestões, e colocar toda a sua equipa na mesma página para prestar o melhor serviço. Também quer garantir que o seu pessoal é bem recompensado pelo seu trabalho árduo durante esta época extenuante do ano, por isso não se esqueça de dividir o tempo de folga igualmente entre todos para manter o moral elevado.
Também é importante certificar-se de que tem sempre um plano de reserva em caso de qualquer possibilidade. Preparar-se com antecedência para coisas como reservas que não aparecem, funcionários que ficam doentes, esgotamento de certos ingredientes, etc. evitará o pânico e garantirá que tudo continue a correr bem.
Com as reservas e o planeamento resolvidos, está mais do que pronto para a loucura que é a época festiva. Embora lidar com grupos maiores em restaurantes possa parecer assustador, a DIG-IN está aqui para o ajudar em cada passo do caminho.
👉 E a seguir?
A oferta de promoções especiais para grupos também ajuda a direcionar o tráfego e incentiva as pessoas a fazerem reservas maiores, bem como a fazerem mais recomendações através do boca-a-boca. Estas promoções podem ir desde descontos por pessoa, até mesmo opções especiais de menu.
Se quiser saber como tirar o máximo partido das ofertas especiais e preparar o seu menu para a época festiva, consulte este artigo com tudo o que precisa de saber sobre como criar um menu de festividades perfeito!
👉 Pronto/a para se tornar o seu negócio num restaurante de topo para jantares de grupo, nesta época festiva? Marque uma conversa com a nossa equipa através do email [email protected].
👉 Fique a par de mais novidades através do nosso LinkedIn! 🤝